Segundo o dicionário Aurélio, fanático é aquele que segue cegamente uma doutrina ou partido, o termo não está ligado unicamente a doutrinas políticas ou religiosas, pois tudo aquilo que leva o indivíduo ao exagero é considerado como forma de fanatismo.
Uma pessoa pode ser fanática por amar exageradamente uma pessoa, objeto, time de futebol, etc., o erro mais comum das pessoas é o de designar fanatismo como sendo algo exclusivamente religioso e político. Muitas polêmicas surgem acerca desse tema, tendo em vista que pode gerar situações incômodas. Na maioria vezes o fanatismo pode fazer com que uma pessoa cometa atos insanos em nome de um ideal, de um amor, ou algo do gênero.
O fanático sofre discriminação por apresentar um exagerado interesse em algo que para muitos é insignificante, ou tem um significado mais comedido. As pessoas devem manter-se alertas, pois o fanatismo não se restringe à classe social, cor ou credulidade, todo mundo está sujeito a esse sentimento, é importante ter consciência de que tudo deve ser moderado, tudo em excesso não faz bem.
http://www.brasilescola.com/filosofia/fanatismo.htm
----------------------------------------------------------
Resolvi postar esse texto que peguei pronto, pois eu realmente acho um tema sério e muito interessante. No caso de pessoas que tem um artista como ídolo.
Acho saudável e gostoso ter um ídolo, ter alguém pra se inspirar e tudo mais, porém muitas pessoas confundem isso com idolatrar, exagerar e aceitar tudo que o ídolo faz cegamente.
Eu já me peguei algumas vezes tendo pequenas atitudes de um fanático, e rapidamente me corrigi. Muitas vezes desperdiçamos bons momentos em nossa vida por causa disso. Deixamos de falar com pessoas que não pensam como a gente, perdemos tempo com picuinhas sem propósito nenhum, perdemos amizades por opiniões e gostos diferentes. E não adianta simplesmente falar e orientar uma pessoa fanática, ela não enxerga, só o tempo irá mostrar como esse tipo de atitude é errada.
Por isso eu vivo a vida de boa. Brigo quando precisa brigar e igoro quando percebo que a discussão não vai levar a lugar nenhum ou proporcionar algo bom. A gente vive bem mais tranquilo quando passamos a levar as coisas menos a sério. A vida na verdade é curta, então temos que aproveitar os bons momentos e esquecer que existem diferenças. Na verdade, esquecer não é o termo certo, pois na real, as diferenças se completam, é como um quebra-cabeça onde diferentes peças formam uma figura, e todas essas diferentes peças tem que estar muito unidas para formarem algo. A palavra certa é ACEITAR as diferenças. Respeitar.
Profundo, não? hahaha mas eu realmente penso assim e procuro agir assim no dia a dia. Claro que ninguém é de ferro e perfeito para fazer sempre tudo correto, mas o importante é tentar SEMPRE.