Como alguns sabem, acho Psicologia algo bem interessante, e esses dias eu estava conversando sobre isso com uma amiga que faz Jornalismo, e conclui que as 2 profissões tem uma grande ligação.
Tudo começou com o assunto "Preconceito". Ela disse que para ser jornalista a pessoa tem que ser livre de preconceitos, e se ela não for, ela tem que trabalhar isso, pois vai lidar com todos os tipos de pessoas, crenças, gostos e diferentes formas de levar a vida. Apesar do psicólogo exercer uma função diferente do jornalista, ambos precisam ser livres de preconceito para ser um bom profissional.
Claro, isso é só uma visão por cima das 2 profissões. O foco delas são diferentes. O Jornalista divulga o problema que as pessoas tem, de certa forma isso pode ajudar, pois divulgando essas coisas, as pessoas ficam por dentro do que acontece no mundo e o que pode ser feito para mudar pra melhor. Aquele velho ditado de aprender com os erros. Já o psicólogo pega esses "problemas" e tenta resolver junto com a pessoa. Na verdade ele tenta fazer a pessoa resolver o próprio problema, pois somente ela pode fazer isso. O trabalho do psicólogo é abrir a mente das pessoas e fazer elas enxergarem com clareza os fatos da situação (seja ela qual for).
Essa é minha opinião, meu ponto de vista sobre esses assuntos num geral mesmo. Baseado no que eu leio e no que já vivi. Tenho 2 tios que são psicólogos e uma prima psiquiatra, então de certa forma já tenho um pé nesse ramo hahaha.
Aliás, Psicologia está em todas as profissões de uma certa forma, porque ninguém trabalha sozinho, então temos que aprender a conviver com pessoas diferente o tempo todo, por isso acho essencial entender melhor o comportamento humano. Seja numa empresa, numa escola, dentro de casa. O ser humano é complexo e a mente do ser humano é uma coisa poderosa, e eu ficaria horas conversando e debatendo sobre esse assunto, pois acho muito interessante. Quero me aprofundar bastante nisso, tenho muita coisa pra aprender ainda. Vou tentar postar mais sobre esses assuntos aqui, pra deixar registrado e depois de alguns anos eu ler e perceber minha evolução hahaha.
Pra finalizar, voltando ao assunto do post que é Jornalismo x Psicologia, eu realmente acho que são 2 profissões bastante ligadas. O jornalista também precisa conhecer o comportamento humano para poder ouvir tudo que a pessoa tem a dizer. E o jornalista também pode tentar "abrir a mente" das pessoas, discutindo o assunto sem impor sua opinião. Eu fiquei pensando nisso, e eu realmente acredito que isso poderia ser feito numa simples reportagem, numa simples entrevista. aiuhaiuahuiahuai
Agora chega de viajar, termino o post aqui. Pretendo postar mais sobre esses assuntos ainda.
Que lindo! A conversa foi comigo! Voltando da balada! Sinal que eu estava totalmente sóbria (de verdade!)rs
ResponderExcluirVamos conversar mais sobre isso um dia desses! ^^