Hoje resolvi falar um pouco sobre "morte" pois aconteceu uma tragédia. Esse FDS minhas vizinhas morreram atropeladas (mãe e filha), e foi um dos enterros mais tristes que eu já fui. (Notícia da morte no G1)
Mas aí eu paro pra pensar. Eu acredito em vida após a morte, e isso faz com que eu aceite melhor. Não que eu não sofra, muito pelo contrário, quando alguém próximo morre eu fico muito mal. Não é um desespero pelo fato de eu saber que não verei mais a pessoa enquanto estiver nesse mundo, mas sim saudade e tristeza de saber que durante algum tempo terei apenas lembranças.
A morte é a única certeza que temos nessa vida, mas é muito mais fácil lidar com isso quando vamos nos preparando aos poucos. Por exemplo, quando alguém está doente e a doença piora cada vez mais, nós sabemos que a morte está se aproximando e automaticamente nos preparamos pra isso. Isso faz com que a gente reflita sobre muitas coisas inclusive. Mas quando alguém morre de repente a gente fica meio perdido, sem chão e, acredito que demore um bom tempo até a ficha cair. Eu perdi meu pai há 11 anos atrás, ele teve câncer no cérebro e o médico deu um ano de vida. Ele teve exatamente um ano de vida, e a família toda foi se preparando pra esse momento conforme as coisas foram piorando. Foi triste e complicado, mas todos nós estávamos preparados. Agora o que aconteceu com minha vizinha pegou a família toda dela de surpresa. Num dia a pessoa está bem, cheia de vida e no outro morta, é muito estranho.
Fico pensando no menino que perdeu a mãe e a irmã de uma vez, sem ter tempo de se despedir. Fico pensando também na mãe/vó, que enterrou a filha e a neta de uma vez só, acho que é uma dor incurável.
Todos nós vamos morrer um dia, mas quando foge do processo natural (que seria morrer primeiro os mais velhos) é muito difícil lidar com isso.
Esse post na verdade não tem objetivo nenhum, é apenas um desabafo. Esse enterro mexeu bastante comigo, então resolvi dedicar um post aqui no blog para isso. Mais pra frente falarei mais sobre o tema "morte" aqui.
É... bastante triste essas tragédias que nos cercam...
ResponderExcluirMorte é um tema ótimo, mas também muito confuso e vago. Será que existe mesmo vida após a morte? Ou reencarnação? Eu acredito em ambos... na verdade não é bem acreditar, é mais aceitar tudo isso... tirando base em relatos e tal.
Agora uma coisaé fato, você estar preparado para a morte torna ela muito mais facil de aceitar e superar. O estado de choque causa muito dano a pessoa, também fiquei imaginando a cabeça do menino.
Outra coisa que me deixa intrigado sobre o tema é como pessoas as vezes simplesmente escapam "por um fio" de uma tragéida, e depois ouvimos comentarios do tipo "Não chegou a hora dessa pessoa". Será que todos temos mesmo uma hora certa? Tenso...
-
Eita, aproveitei teu espaço para desabafar também hehehe