Todos sabem o real significado da Quaresma? Na verdade o REAL significado acho que ninguém realmente sabe, então vamos filosofar um pouco sobre o assunto e quem sabe a gente não chega à alguma conclusão.
Na minha humilde opinião o que foi passado pra nós sobre a quaresma não chega nem a 10% do que ela realmente é. Dizem que é um período que as pessoas se preparam para a páscoa e é um período reservado para a reflexão, a conversão espiritual.
“O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa. Quaresma remete, ainda, ao periodo de 40 dias que Jesus passou no deserto em oração.”
Ok. É um tempo que dizem que as pessoas tem que orar e vigiar, é um tempo de luto e penitência cuja cor litúrgica é roxa. Inclusive antigamente as igrejas cobriam todos os santos com um pano roxo (algumas ainda fazem isso). Isso tudo do ponto de vista da igreja católica. Mas o que me deixa intrigado é: Por que nós temos que fazer isso?
“Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.”
Do ponto de vista católico, não fica muito claro o porque das coisas. Então resolvi pesquisar sobre a quaresma em outras crenças. Acabei caindo na umbanda. Já frequentei centro de umbanda e gosto bastante do trabalho deles. Encontrei uma breve explicação sobre o que acontece nesse período e isso me convenceu, eu realmente acredito nisso.
“A umbanda trabalha com energias que se consomem ou se dissipam no mundo. A quaresma, nada mais é do que 40 dias de penitencia, criado pelos católicos para reverenciar o jejum de cristo no deserto antes de sua crucificação, era o momento em que enfermos ou leprosos eram totalmente isolados. Desta forma com o passar dos anos, a quaresma passou a agregar uma gama de energias diversas dos outros dias, já que milhares de pessoas estão se penitenciando ao mesmo tempo, o que significa dizer que o pensamento dos penitentes atrai para o universo um turbilhão de energias diversas do comum.
Desta forma os aparelhos de umbanda (ou seja, os médiuns) precisam de cautela para transitar por tais energias, com as quais não estão habituados, sendo necessário uma maior cautela neste perído. A imagem que tenho da quaresma, é que por força do pensamento coletivo humano os mundos espiritual e carnal se fundem neste período, ou seja há uma abertura do umbral, e um acesso transitório dos espíritos negativos sob a terra, na tentativa da salvação ou da tentação aos penitentes. Por isso é tão importante termos mais cautela e proteção neste período para não nos tornarmos alvo fácíl para negatividade alheia.”
Ou seja, essa “união” entre os mundos espiritual e carnal só acontece porque ambos estão na mesma sintonia, e se nós estamos na mesma sintonia do plano espiritual, as portas para os espirítos “zombeteiros estão abertas. Tudo isso por causa dessa enorme energia que nós criamos.
Agora nós entramos em um outro assunto: Ciência Noética. Podemos falar sobre quaresma sem nos prendermos à nenhuma religião. Nada melhor do que a ciência para nos provar algo, não é mesmo?
A noética (do grego nous: mente) é uma disciplina que estuda os fenômenos subjetivos da consciência, da mente, do espírito e da vida a partir do ponto de vista da ciência. Como conceito filosófico, em linhas gerais define a dimensão espiritual do homem.
Ou seja, tudo que acontece com a gente nada mais é do que consequência dos nossos atos. Nós atraimos as coias (boas ou ruins) de acordo com nossos pensamentos. Por isso a quaresma se torna um período perigoso, pois quanto mais pessoas estiverem na mesma sintonia, maior é a força desses pensamentos e consequentemente a probabilidade de atrair coisas ruins aumentam.
Não vou entrar em detalhes sobre ciência noética, pois não é o objetivo desse post, mas é algo muito interessante. Cliquem aqui para ler mais sobre o assunto.
Então após ler essa ótima explicação da umbanda sobre quaresma + a ciência noética podemos concluir que é realmente um período que precisamos ficar mais atentos aos nossos atos e principalmente, aos nossos pensamentos. Talvez ainda existam alguns mistérios sobre a quaresma, mas com esse post eu consegui concluir algo que antes não passava pela minha cabeça, e que faz muito sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário