terça-feira, 31 de maio de 2011

A arte da comunicação

Comunicação, expressão, escrita e tudo mais que estiver relacionado à essas categorias sempre foram assuntos de meu interesse (mesmo que de forma indireta). Digo isso pois mesmo sem perceber eu sempre me preocupei em ter um vocabulário amplo, em saber me expressar e em saber a melhor forma de organizar as palavras para poder me comunicar de forma clara e objetiva.

Sou formado em Sistemas de Informação e, apesar de ser um curso técnico, eu tive uma matéria chamada "Comunicação e Expressão". Como podem imaginar era uma das matérias que a maioria das pessoas odiavam. Comigo foi diferente, eu gostei da matéria e percebi como tudo isso realmente é importante (em qualquer profissão). Sempre que tínhamos que fazer um trabalho escrito eu era o responsável por revisar os textos, e sempre encontrava algum errinho de português ou alguma forma de melhorar as frases.

Claro, todos nós estamos sujeitos a errar de vez em quando, mas o ponto que eu quero chegar é: muitas pessoas não se preocupam com isso. Pois é, algumas pessoas pensam que por estarem em uma área mais técnica não precisam se preocupar com português e gramática. Isso é terrível, devemos nos preocupar SEMPRE com tudo isso, pois não tem nada mais chato - e maçante - do que uma pessoa que não sabe conversar, não sabe se expressar e que não sabe utilizar seu próprio idioma da melhor maneira.

Vamos pegar um exemplo interessante: Uma pessoa da área técnica precisa desenvolver um treinamento para explicar como utilizar uma determinada ferramenta. Ela se sairá super bem na parte técnica, pois é o ponto forte dela. Agora o problema começa quando essa mesma pessoa precisa explicar o conceito de todo esse processo, o que ele afeta e porque precisa ser feito dessa forma. Se essa pessoa não souber se expressar, ela não vai conseguir explicar tudo isso de forma clara.

Para melhorar o vocabulário não precisa criar um grupo de estudos, nem fazer o "nerd" e viver com livros de gramática embaixo do braço, muito menos fazer o "bitolado" e achar que todas as formas de comunicação poderiam ser melhores. O legal é fazer isso de forma divertida, crie o hábito de ler livros constantemente. Talvez essa seja uma das melhores formas, pois além de exercitar o cérebro com a leitura, você adquire conhecimentos e amplia o vocabulário. Agora a melhor forma de colocar isso em prática é criar um blog.

Por isso mais uma vez eu digo: Saber se comunicar é muito importante, e acho que todos deviam se preocupar com isso sim, pois além de melhorar seu nível intelectual você começa a abrir portas para melhorar seu lado profissional também. Por que? Muito simples, sabendo se comunicar você também saberá se comportar em diferentes situações, como uma entrevista de emprego, e tendo as palavras certas, na hora certa, você pode garantir a vaga.

Comunique-se, se expresse, leia, aprenda e amplie seu vocabulário, pois saber se comunicar é uma arte.

2 comentários: